Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
até 04/07/2017
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Câmara Municipal comemora os 43 anos do 25 de Abril

A Câmara Municipal de Elvas vai comemorar esta terça-feira, dia 25 de Abril, os 43 anos da Revolução dos Cravos, estando agendadas diversas acções no decurso do dia.

Às 9.00 horas, disputa-se no tabuleiro da Praça da República, a final do 22.º Torneio da Malha do Concelho de Elvas "João Brioso".

Meia hora mais tarde, às 9.30 horas, decorre o hastear das bandeiras, no edifício dos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, do vice-presidente Manuel Valério e do vereador Tiago Afonso, seguindo-se uma oferta simbólica de cravos vermelhos na Praça da República.

As comemorações prosseguem, com a inauguração dos conjuntos de seis máquinas de manutenção física (equipamento de fitness exterior) instalados em três bairros da cidade: no Bairro Europa, Santo Onofre e Parque da Prata (Boa-Fé).

Estes equipamentos vão ser inaugurados com a participação de alunos do Ginásio Sénior da Universidade Sénior de Elvas, sendo que o programa inicia-se com a concentração às 11.00 horas, no Bairro Europa (Avenida de Badajoz, do lado contrário ao quartel da Guarda Nacional Republicana), seguindo-se a visita aos equipamentos instalados na Estrada de Santa Rita (Bairro de Santo Onofre) às 11.20 horas e Fonte da Prata (Boa-Fé), pelas 11.40 horas.

Ainda neste dia, decorre o já habitual almoço convívio e de entrega de prémios do 22º Torneio da Malha do Concelho de Elvas "João Brioso", a partir das 13.00 horas, que marca o final desta competição que ao longo de meses animou as tardes de sábado dos participantes.

ELVAS: PSP identifica mulher por furto de carteira numa superfície comercial

A Polícia de Segurança Pública (PSP) identificou em Elvas, uma mulher com 55 anos de idade, por furto de uma carteira, numa superfície comercial da cidade.

O furto, foi captado pelo sistema de vídeo-vigilância da superfície comercial, tendo a carteira sido recuperada e entregue ao seu legítimo proprietário.

A PSP deteve ainda 1 homem, com 41 anos de idade, por furto em armazém industrial. O suspeito foi constituído arguido, submetido a termo de identidade e residência, ficando a aguardar em liberdade pelo resultado da investigação por decisão do Juízo Criminal de Elvas do Tribunal Judicial da Comarca de Portalegre.

REGUENGOS: Victor Martelo vai ter uma avenida com o seu nome

A designação toponímica da Avenida Comendador Victor Martelo, em Reguengos de Monsaraz, vai ser inaugurada esta terça-feira, dia 25 de Abril, às 12.00 horas, no âmbito das comemorações do 43º aniversário do 25 de Abril. A autarquia vai assim homenagear Victor Martelo, que foi Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz entre 1977 e 2009.

A avenida localiza-se junto às piscinas municipais de Reguengos de Monsaraz, a obra que Victor Martelo considera a mais simbólica dos seus mandatos. Sempre que dispôs de verbas, optou por criar melhores condições de vida à população, pelo que na segunda metade da década de 1980, abdicou da construção das piscinas para poder instalar o saneamento básico em todas as freguesias do concelho. Em Julho de 1998, quando finalmente inaugura o complexo das piscinas municipais, sente um orgulho muito grande e considera essa a sua grande obra, pois era um desejo de há muitos anos dos seus munícipes.

Victor Martelo dedicou a sua vida a Reguengos de Monsaraz, onde nasceu a 1 de Setembro de 1933. Foi contabilista, músico, aprendeu três instrumentos musicais na Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, criou um grupo de baile e esteve sempre envolvido em actividades associativas. Quando ganhou um casal de pombos numa rifa inscreveu-se no Grupo Columbófilo Albino Fialho, tendo chegado a ser campeão regional e nacional.

Tornou-se militante do Partido Socialista logo nos primeiros dias a seguir ao 25 de Abril, depois de estudar os programas dos diversos partidos políticos acabados de nascer, tendo desempenhado cargos a nível local, distrital e nacional. Foi eleito deputado. Esteve 10 minutos na Assembleia da República, assinou o livro de ponto, tomou posse e de seguida entregou a carta de renúncia ao mandato que já levava escrita de casa. Victor Martelo sempre acreditou que a sua presença junto dos seus munícipes era mais útil ao desenvolvimento do concelho.

Entre 1977 e 2009 promoveu numerosas obras no concelho, como a construção do Parque de Feiras e Exposições e a requalificação da vila medieval de Monsaraz, concretizando também o seu sonho de elevar Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade, que aconteceu em 2004. Já afastado da vida autárquica, Victor Martelo foi condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, em 2015, com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito.
Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´