Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Feira de São Mateus começa quarta-feira no Parque da Piedade

 
As tradicionais festas do Senhor Jesus da Piedade e Feira de São Mateus começam na quarta-feira, dia 20 de Setembro, em Elvas, com milhares de romeiros a serem esperados num evento com cerca de três séculos de existência.

O ponto alto das cerimónias religiosas é a Procissão dos Pendões, presidida pelo arcebispo de Évora, José Alves, marcada para quarta-feira, às 18.30 horas, que é considerada uma das maiores manifestações religiosas do país, que atinge, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão e que por tradição abre os festejos.

Durante os dias de festa, até ao final deste mês, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, construído entre 1753 e 1779, é visitado por milhares de fiéis.

A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e o programa dos festejos, hoje divulgado pelos promotores, inclui cerimónias religiosas, espectáculos musicais e pirotécnicos, corrida de toiros, provas hípicas, exposições, desfiles de bandas filarmónicas, gastronomia e artesanato.

As cerimónias religiosas prolongam-se até ao dia 1 de Outubro, com destaque para a procissão de regresso dos Pendões, às 17.30 horas, que encerra as festas do Senhor Jesus da Piedade.

A realizar em recinto coberto, os espectáculos do certame, promovidos pelo município, contam com a participação de Herman José (dia 20), Miguel Gameiro & Pólo Norte Projecto Ibéria (21), Miguel Araújo (22), Xutos & Pontapés (23), Piruka e Diogo Piçarra (28), Matias Damásio (29) e Tony Carreira (30), a partir das 23.00 horas, seguindo-se a actuação de dj.

O recinto das festas, no Parque da Piedade, vai contar ainda com um espaço destinado à divulgação da música popular portuguesa, denominado de "Praça da Feira", onde os grupos de Elvas vão ter oportunidade de actuar.

A tradição do certame e a devoção dos fiéis ao Senhor Jesus da Piedade são as principais características do evento, que atrai milhares de pessoas, sobretudo de outras localidades do Alentejo e da Estremadura espanhola.

A organização das festas e da feira está a cargo do município e da Confraria do Senhor Jesus da Piedade.

ELVAS: Câmara aprova memorando com investidores

 
A Câmara Municipal de Elvas, na reunião de 13 de Setembro, aprovou a celebração do Memorando de Cooperação com a sociedade Prospect Time International Investiment (Portugal) Lda.. Nesta sessão, foi aprovado o protocolo com a Fundação Inatel, para a cedência, ao Município, de um importante acervo documental.

Aprovada a cedência do Forte da Graça, para a apresentação do livro “A Herança Nazi no Forte da Graça”, de Carlos Inocêncio, marcada para o próximo dia 24, às 15.00 horas.

A Câmara Municipal de Elvas aprovou tolerância de ponto aos seus funcionários no dia 21, de Setembro, por altura da Feira de São Mateus e Festas do Senhor Jesus da Piedade, com a garantia dos serviços mínimos serem assegurados.

Foram aprovados apoios à Arkus – Associação Juvenil, Comissão de Melhoramentos do Concelho de Elvas, Associação de Assistência de Vila Boim, Um Coletivo e Associação dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

A próxima reunião da Câmara Municipal de Elvas, que deveria ser realizada a 27 de Setembro, foi antecipada para a próxima segunda-feira dia 18, às 9.00 horas, e é pública.

CAMPO MAIOR: CIPGCRN abre curso de Manutenção Industrial, Metalurgia e Metalomecânica

Na próxima segunda-feira, dia 18 Setembro, às 11.30 horas, nas instalações do Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro  (CIPGCRN), em Campo Maior, vai decorrer a abertura do Curso de Aprendizagem - Técnicos de Manutenção Industrial, Metalurgia e Metalomecânica, resultante da parceria existente entre o CIPGCRN e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O curso será ministrado pela Delta Serviços, Lda., na qualidade de Entidade Formadora Externa (EFE) em parceira com o IEFP, entre Setembro de 2017 e Fevereiro de 2020, e trata-se de um curso de dupla certificação que, além da certificação profissional, confere equivalência ao 12º ano de escolaridade.

A cerimónia contará com a presença de Rui Nabeiro, em representação da Delta Serviços, de Sandra Cardoso, Directora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Portalegre e de Ricardo Pinheiro, Presidente do Município de Campo Maior.
Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´